Olá Querido Leitor!

Pablo Aqui….

Diferente do que a ciência acreditava até algum tempo atrás, nosso cérebro não guarda as informações de uma maneira linear, como uma sequência da mesma forma que os capítulos de um livro ou de uma apostila.

Na verdade, está longe disso.

No interior do nosso cérebro, as informações são armazenadas em pontos diferentes, organizadas em grupos relacionadas e conectadas por um sistema neural ramificado.

O mapa mental tenta reproduzir justamente este funcionamento do cérebro, baseando-se em três premissas básicas:

A primeira é ligar as ideias de conceitos utilizando linhas ou setas que chamamos de ramos ou ramificações.

A segunda é criando gatilhos que funcionam como ativadores, utilizando-se do agrupamento de conceitos que tem relação entre si.

O terceiro ponto é organizando as informações de acordo com a sua relevância e a proximidade com o tema central.

Para Que Serve O Mapa Mental?

O mapa mental nos incentiva a buscar o que é realmente importante em um conjunto maior de informações.

Ele tem a função de nos ajudar a focar em ideias e não em apenas em palavras isoladas, como funcionam as anotações dos tradicionais resumos.

Através do mapa mental, nós podemos criar uma sequência lógica de informações baseada em prioridades.

Onde você tem um tema central e suas ramificações correspondentes e cada ramificação pode funcionar como um tema central para as ramificações subsequentes conectadas a ela, o que chamamos de desdobramentos.

O mapa mental também ajuda no aprendizado por proporcionar um sistema de revisão mais objetivo e rápido.

A sua estrutura mostra de forma visual todas as ideias do mapa, oferecendo uma visão mais ampla do tema, estimulando ligações do cérebro e reforçando as relações entre as informações.

Mapa Mental Ajuda  A Memorizar?

O mapa mental é uma ferramenta fundamental para facilitar o processo de memorização do conteúdo, justamente por ser mais organizado, agrupar as ideias de forma visual e ter uma visão geral mais chamativa para o cérebro.

É possível usar um sistema de cores, imagens e de formas que estimulem o aprendizado.

Existe uma falsa premissa de que quanto maior o número de informações mais difícil fica entender e consegui memorizar algo.

Porém, esse tipo de afirmação existe justamente pela falta de conhecimento sobre a forma como o nosso cérebro aprende.

Quanto mais o cérebro aprende, mais fácil se torna o processo aprendizado.

Os mapas mentais são uma excelente ferramenta pra estimular o seu processo de aprendizagem.

LEIA TAMBÉM  Tudo que você precisa saber sobre as provas do CESPE (CEBRASPE)

Mapa mental versus anotações lineares.

Posso afirmar, com certeza que, no seu tempo de escola, você já ouviu diversas vezes a seguinte frase: “você estuda o material, faz um resuminho para a prova e pronto”.

Na época da escola, isso costuma funcionar muito bem, sem maiores problemas.

Você só precisa entender dois pequenos detalhes sobre estudar dessa forma.

Quando você usa somente um pequeno resumo, a informação não se consolida na sua memória de longo prazo. O que não traz maiores problemas para um conteúdo pequeno que somente será usado em uma prova.

Só que, para uma prova de concurso público, essa simples versão resumida do conteúdo tende a ter uma performance menor do que os mapas mentais, porque, na verdade o que está sendo produzido é apenas uma cópia do material estudado.

No longo prazo, e dependendo da quantidade de conteúdo, esse simples processo de resumir conteúdos pode ser bem mais trabalho e tomar mais o seu tempo.

Afinal, tende a ser mais fácil memorizar uma “imagem” do que textos inteiros.

Devo Eliminar o Uso Dos Tradicionais Resumos?

Entenda que o resumo por escrito se torna basicamente um condensado de informações na mesma sequência em que o livro nos apresenta a informação.

Essa é a forma conhecida como método linear de produção de resumos.

O que não significa que esta seja uma forma errada de se estudar.

Ela funciona relativamente bem e a prova disso é que a gente consegue aprender bastante coisa dessa forma. A prova disso é que praticamente a vida inteira da maioria dos estudantes se aprende dessa forma.

Porém, esse modelo não é único e eu vou além na minha explicação.

O modelo linear não é o melhor, devido a algumas de suas desvantagens destacadas a seguir.

Desvantagens dos resumos.

Quando se faz um resumo de forma linear, ele pode ter geralmente um tamanho maior do que um necessário. E a apresentação das ideias são apenas cópias do conteúdo original sem, necessariamente, expressar a sua linha de raciocínio sobre o tema.

O grande problema é que você acaba estudando uma quantidade muito grande de palavras por um tempo maior do que o necessário e isso atrasa o seu processo de aprendizagem como um tudo.

Estudar Por Mapa Mental É Fácil

O Mapa Mental pode parecer complexo de se entender num primeiro momento, principalmente se você não estiver acostumado a utilizá-lo nos seus estudos.

LEIA TAMBÉM  8 técnicas de memorização para ajudar no estudo para concursos

Mas fique tranquilo, é bem mais fácil do que você imagina.

Existe basicamente duas formas de ver o mapa mental.

A primeira é o que se chama de leitura de reconhecimento.

Onde são lidos apenas as ideias do primeiro nível, ou seja, apenas as informações dos ramos que derivam diretamente da ideia principal e isso é feito apenas quando se se deseja ter uma revisão rápida do tema para relembrar pontos chaves.

A segunda maneira é o que chamamos de leitura de aprofundamento, que ocorre quando avançamos pelos vários níveis de informação do mapa.

Ela é uma leitura mais completa e pode ser realizada em conjunto com o seu material original caso seja necessário.

Você deve realizar a leitura de aprofundamento quando se faz necessário entendimento mais detalhado do assunto.

Entendendo A Estrutura de Um Mapa Mental

A lógica por trás da estrutura de um mapa mental pode variar um pouco, dependendo da pessoa que criou e do propósito do mapa mental.

Mas a grande maioria deles segue uma estrutura bem simples de se entender.

A parte principal de um mapa mental começa pela parte central, onde fica localizada a ideia principal.

Em seguida, faça uma varredura pelo ramo na parte superior à direita, onde deve estar localizado a primeira ramificação do mapa mental.

Lembrando que a leitura do mapa mental deve ocorrer em sentido horário, a partir da primeira ramificação.

Quando se faz uma leitura de reconhecimento a gente faz as leituras do primeiro nível do mapa mental nessa sequência.

Ela vai nos ajudar a visualizar rapidamente a origem ou a importância dos fatos.

Quando estamos estudando através da leitura de aprofundamento, passamos a explorar o conteúdo das ramificações por completo. Começando com suas ideias principais e estudando todas as suas subramificações.

Quando terminamos a primeira ramificação partimos para a segunda também em sentido horário e vamos aprofundando uma a uma.

Mapa Mental Funciona Para Concurso?

O Estudo através do uso de mapa mental representa uma técnica incrível.

Os Mapas são capazes de fazer com que você ganhe muito tempo, tenha um melhor rendimento nos seus estudos e memorize muito melhor o que você estudou.

O objetivo é que você tenha uma nota cada vez maior na prova.

Mas é importante que você entenda que o mapa mental é apenas um meio. Ele representa uma ferramenta.

E não é a única.

Isso é importante que você esteja sempre buscando novas formas de melhorar o seu desempenho. Aliando os mapas mentais com outras ferramentas que também apresentem bom desempenho.

LEIA TAMBÉM  Polêmica: Mapas Mentais Prontos Funcionam

Extraia o melhor de cada técnica que você estiver utilizando. Cada estudante é um indivíduo único. E existem ferramentas e estratégias que vão funcionar de diferentes formas para cada um.

Por isso, o importante é que você teste as várias ferramentas, as várias estratégias, tudo e verifique qual funciona melhor pra você e passe a priorizar o uso dessa ferramenta nos seus estudos pra que seu desempenho aumente cada vez mais.

Mapas Mentais Para Carreiras Policiais

Agora que você entendeu a importância dos mapas mentais para a sua preparação e o seu uso correto, eu quero te apresentar ao pacote Mapas Mentais Para Carreiras Policiais.

O Pacote Mapas Mentais para Carreiras Policiais é um preparatório em PDF com mais de 300 fichas em temas recorrentes para concursos da área policial.

O autor dos Mapas Mentais – Carreiras Policiais em PDF é o Diego Martins, que é Advogado e idealizador do projeto Tá Tudo Mapeado.

Os Mapas Mentais abordam os seguintes temas:

  • Direito Penal;
  • Processo Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Português;
  • Lei 8.112/90 e;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os mapas mentais do Pacote para Carreiras Policiais foram todos feitos baseados nos conteúdos que mais são cobrados nos Principais Concursos para as áreas policiais, sendo que o conteúdo engloba o filé, o suprassumo, ou seja, os assuntos que mais caem nas provas.

Esse pacote é essencial para o seu ALTO RENDIMENTO, seja qual for o foco de estudo ou seu nível, desde o iniciante até o avançado.

Com o Pacote Mapas Mentais para Carreiras Policiais, revisar vai ficar muito mais fácil e você vai ter acesso ao que realmente é cobrado nas provas!

Depois de se inscrever você irá ter acesso a mais de 320 mapas mentais das disciplinas que eu citei acima.

Clique no botão abaixo para conhecer todos os detalhes e adquirir  o seu pacote.

Conclusão

Eu sei que construir um mapa mental exige tempo até que você consiga dominar a técnica com maestria.

Porém, você precisa acreditar no seu potencial. Eu tenho certeza de que você vai aprender rapidamente e num tempo muito menor do que você espera.

Seja persistente. Como deve ser.

TMJ Sempre!

Abraços.

Pablo Amorim

Seu sonho 😍 é entrar na PRF🚓 então adquira agora mesmo o nosso Pacote Exclusivo de Simulados PRF Na Prática 1.0 e seja capaz de direcionar os seus estudos ao conteúdo da prova e aperfeiçoar o seu processo de preparação.

  • 582 Questões Gabaritadas: São 11 simulados separados por matéria de modo totalmente organizado.
  • 3 Bônus Exclusivos: Cronograma de estudos, Controle de questões, Edital verticalizado.

  • Atualizações Gratuitas: Você terá acesso a todas as atualizações de forma gratuita.

Basta clicar na imagem abaixo.

E aí, gostou desse artigo?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais.

Até a próxima