Grupos de Estudo Online

Infelizmente nem todo mundo possui tempo disponível para participar presencialmente de todas as etapas dos estudos, como aulas e grupos de estudos presenciais.

O fato de que muitas vezes é preciso dividir o tempo de estudo com o de trabalho faz com que os grupos de estudo online sejam uma opção para muitos concurseiros.

Nessa alternativa é possível participar sem necessidade de deslocamento. Se essa é sua realidade e você ficou interessado nessa modalidade de grupos de estudo, entenda agora mesmo como eles funcionam!

Nós temos um Grupo Exclusivo de Estudos no Telegram.

Clique no botão e faça parte da nossa comunidade!

Encontros online

Ao contrário de muitas aulas online, que podem ser acessadas em qualquer dia e hora durante determinado período, os grupos de estudos online acontecem com dia e horário marcado.

Os participantes estarão conectados para realizar discussões sobre determinado tema, corrigir exercícios, tirar dúvidas e fazer comentários em geral — exatamente as mesmas ações praticadas em grupos de estudos presenciais.

A única diferença é que os participantes podem interagir através de webcam e microfone ou através de salas de bate-papo.

Participantes diversos

Grupos de Estudo Online - Participantes Diversos

Os grupos de estudo podem ter participação apenas de alunos concurseiros ou contar com a participação de algum professor-moderador, que será o responsável por tirar as dúvidas e conduzir o grupo.

Isso dependerá do que cada cursinho oferece e da própria iniciativa dos alunos, que podem formar um grupo mesmo sem apoio da instituição.

O ideal é que o número de participantes não seja muito extenso para manter a organização e o aproveitamento.

O número máximo de 7 pessoas é o recomendado para que o tempo e os conteúdos do grupo de estudos online sejam bem aproveitados.

LEIA TAMBÉM  Dicas para estudar à noite sem cair no sono

Recursos variados

Os grupos de estudo online geralmente oferecem recursos de compartilhamento de arquivos como imagens, vídeos, arquivos de texto e outros.

Assim, o processo se torna mais didático, favorecendo a assimilação e exemplificação dos conteúdos.

Todos os participantes terão acesso a esses conteúdos e poderão discuti-los conjuntamente.

Cronograma

Os participantes do grupo de estudos online deverão fazer cronogramas de estudos, de modo que cada dia contemple um tema a ser discutido, exercícios a serem corrigidos e dúvidas a serem compartilhadas.

A organização de um cronograma por temas é a garantia da organização do grupo, evitando que assuntos paralelos entrem no debate e comprometam o aproveitamento dos participantes.

A eficácia

As palavras-chave para que um grupo de estudos online funcione são: compromisso, organização e vontade.

Levando a sério essas três ações, um grupo de estudos online pode funcionar tão bem como um grupo de estudos presencial.

É preciso, entretanto, ficar atento à questão da organização: o aluno não deve encarar o grupo de estudos online como o único momento de estudos.

Portanto, faça seu cronograma próprio tentando conciliá-lo com o do grupo: estudando antecipadamente a matéria que entrará em pauta nos próximos encontros do grupo online.

Pode ter certeza que, assim, o seu aproveitamento será pleno e excelente!

E então, você ficou interessado em participar de grupos de estudo online? Consulte seus colegas e professores sobre essa possibilidade!

Seu sonho 😍 é entrar na PRF🚓 então baixe o meu COMO EXCLUSIVO DE INÍCIO RÁPIDO, e comece a estudar da maneira correta para ser aprovado no Concurso da PRF.

  • Cronograma de Estudos: Aprenda a Montar Na Prática
  • Análise do Último Edital: Detalhes do Último Concurso da PRF
  • Edital Verticalizado: Todos Os Assuntos Organizados Em Uma Planilha
  • Kit de Planejamento dos Estudos: Organize A Sua Rotina
  • Grupo VIP no Telegram!

Basta clicar na imagem abaixo.

E aí, gostou desse artigo?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais.

Até a próxima