Só você sabe o quanto se dedicou, quantas horas se sacrificou e de tudo o que teve de abrir mão para estudar, como por exemplo internet, redes sociais, celular, TV, videogame, revistas etc.
Além disso, quantas vezes teve que driblar o sono e o cansaço para conseguir ler mais um parágrafo ou fazer mais algumas questões do simulado?
Tudo isso pode ser motivo para você se distrair e perder a concentração nos estudos. Quando você está estudando para o concurso ou vestibular, perder-se estar desatento pode ser muito prejudicial, já que a matéria é grande e, uma vez desconcentrado, voltar ao ritmo pode ser tarefa árdua.
Por isso, agora que você está na reta final, não pode deixar a peteca cair! Mas depois de tanto conteúdo estudado, cansaço acumulado e com a ansiedade aumentando pela chegada do dia da prova, como conseguir manter a motivação e o pique para ter um bom desempenho?
Não se preocupe: nosso post de hoje chegou para te ajudar com dicas incríveis para que você tire proveito da melhor forma possível de tudo o que você estudou.
Afinal, no fim das contas, estamos falando de um grande investimento em você e na sua vida. Manter a memória ativa, o conteúdo fresco, mente e corpo preparados é o que você precisa!
Confira nossas dicas para manter o foco na reta final do concurso ou vestibular:
Organize o seu ambiente
Você faz o estilo bagunceiro? Pois deixe a bagunça de lado e organize o seu ambiente de estudo ou, pelo menos, a sua escrivaninha.
É comprovado que uma mesa cheia de objetos dificulta a atenção, pois você perde o seu foco em meio a tanta bagunça.
Antes de sentar e estudar, retire tudo aquilo que é inútil de perto, ou disponha os objetos de forma bem organizada – mesmo porque, assim fica mais fácil de você encontrar um livro ou caderno que precise, sem perder tempo.
Os seus estudos (e a sua mãe) agradecem!
Suma com as distrações
Na hora de organizar o seu ambiente, aproveite e tire de perto tudo aquilo que pode ser interessante e fácil de chamar a sua atenção: revistas, livros que não são de estudo e celular devem ir pra longe. No caso do último, manter no silencioso também serve.
Se você precisa mexer no computador para estudar e fica sempre com aquela vontade irresistível de entrar nas redes sociais, uma boa ideia é baixar extensões que bloqueiam esses sites.
Você as instala e programa um tempo máximo em que você pode permanecer no Facebook, por exemplo. Vamos supor, dez minutos por dia.
Estourado esse limite, a rede é bloqueada e você não mais pode entrar, sendo obrigado a voltar aos estudos.
Defina metas
Quer manter o foco? Desafie a si mesmo.
Se você é daqueles que se perdem muito ao longo das horas de estudo, faça o seguinte: antes de começar a estudar, estabeleça metas para o dia, defina o tempo e tente cumprir os objetivos.
Tratar o tempo de estudos como um jogo a ser ganho pode ser interessante, pois você se motiva e, para conseguir chegar lá, é obrigado a manter o foco.
Hora de Revisar
Agora que o dia se aproxima, nada de querer absorver grandes conteúdos: hora de rever seus resumos e refrescar a memória!
Especialistas são unânimes ao dizer que é muito melhor rever conteúdos do que se dedicar a novos assuntos.
O momento não permite pegar em livros extensos, como se sua prova só fosse acontecer daqui a um ano.
Tentar lidar com essa grande quantidade de informação em pouco tempo só vai te deixar mais aflito e ocupar um tempo precioso, que podia ser bem melhor aproveitado se você estivesse se dedicando a revisar a matéria.
Escolha o melhor horário
Em qual horário você consegue se concentrar melhor nos estudos?
Isso varia de acordo com cada um. Há vestibulandos que estudam melhor à noite, outros melhor pela manhã, logo depois de acordar.
Há também os que preferem a tarde. Se você faz cursinho, é bom pensar nisso para escolher o turno das aulas também.
Ensaiando: simule a situação da prova do concurso
É hora de se dedicar à provas passadas e simulados, certo? Faça isso como se fosse o dia da prova.
Marque seu tempo, esteja em um ambiente tranquilo e silencioso, faça pausas, estipule paradas para pequenos lanches, não deixe de se hidratar o tempo inteiro.
Divida o tempo de cada tema da prova e aproveite para verificar em qual assunto você precisa de mais ou menos tempo – como bem disse Saramago, “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.
Passar muitas horas resolvendo as questões é uma realidade que você vai enfrentar em alguns dias.
Portanto, esse tipo de treino vai ajudar seu corpo (a atividade cerebral intensa que a prova demanda é extremamente desgastante e consome muita energia) e seu cérebro a entenderem e lidarem melhor com a dinâmica da prova.
Não deixe pra trás os conteúdos que você domina
Ok, você tem uma grande facilidade em determinada matéria e ela não te causa grandes preocupações.
Ainda assim, dedique-se a fazer exercícios e provas anteriores para manter o assunto fresco.
Sabe quando a gente fica muito seguro e tranquilo com algo que às vezes até pode correr o risco de ser um pouco displicente? Não deixe isso acontecer com você – isso pode significar deixar de pontuar por um descuido dessa natureza.
E não se esqueça de verificar o edital com bastante atenção, para focar naquilo que ele pede e não deixar nada pra trás!
Equilibre suas expectativas
A maneira mais fácil de se frustrar é não saber ajustar as expectativas à realidade.
Sim, por várias vezes você ouviu seus professores falando de uma quantidade sobrehumana de livros que deveriam fazer parte da preparação para a sua prova. E você (como a maioria das pessoas) não pode deixar de trabalhar para estudar.
É bem possível que eles tenham razão, mas não faça disso algo assustador. Ninguém consegue abraçar o mundo!
Você fez o que foi possível; se ficou algo para trás, não deixe que isso te cause frustração ou te desespere. Conciliar estudos e trabalho é difícil mesmo!
Por outro lado, quantos juízes que passaram em concursos eram antes promotores? A maior parte deles!
Isso mostra que seu objetivo é alcançável, mesmo que seja necessário equalizar estudo e trabalho e investir um pouco mais de tempo. Só não deixe esse tipo de pensamento atrapalhar seu desempenho numa prova que pode ser decisiva.
Seja seu melhor amigo
Da mesma forma que quem cria pensamentos negativos é você mesmo, os pensamentos positivos também são de sua responsabilidade. Não deixe sua autoconfiança e autoestima serem minadas por pensamentos ruins.
Auto-críticas destrutivas a você e ao seu desempenho vão te deixar abatido e sem energia. Veja seus erros e fracassos como informações preciosas para fazer um diagnóstico preciso de onde as coisas deram errado.
Assim, elas podem acabar se tornando “munição” para não dar vez à auto-sabotagens que podem comprometer suas condições de fazer a prova.
Se deu errado uma vez, não quer dizer que vai dar de novo. Uma atitude positiva vai afetar sua energia de uma forma positiva, tenha certeza!
Programe-se para as duas últimas semanas
Que tal elaborar um cronograma especial para organizar seus estudos na reta final?
Verifique o as suas prioridades – precisa fazer exercícios ou conferir algum conteúdo que ainda não está consolidado? Estipule o tempo que você vai se dedicar a cada coisa.
Numa entrevista para a revista Exame, Marcelo Ferreira (primeiro lugar no concurso da Petrobrás em 2010) disse que, uma semana antes das provas, diminuiu o ritmo e estudava uma matéria por dia pelos seus próprios resumos: “Não aumentei a intensidade, na verdade diminuí um pouco o ritmo, mas isso depende de cada pessoa”.
E claro, não deixe jamais de separar um tempo pra relaxar, seja para alguma atividade ao ar livre, cinema ou qualquer coisa que te ajude a espairecer e controlar a ansiedade.
Espante os fantasmas
É só o grande dia ir se aproximando que o espaço para pensamentos que “assombram” o estudante começa a aparecer e aumentar.
O grande temor de esquecer a matéria estudada (os famosos “brancos”), o medo de não passar, de frustrar a família ou a você mesmo, a culpa por ter saído com os amigos para tomar uma cerveja ao invés de estudar, a dúvida se estudou certo.
E até mesmo, depois de todo o esforço, ao começar a trabalhar no tão sonhado cargo, correr o risco de se decepcionar e se frustrar.
Antes de mais nada, saiba que esses pensamentos são fruto da ansiedade, insegurança e nervosismo – mais do que naturais com a chegada da prova.
Ficar tranquilo e conseguir enxergar as coisas com clareza e racionalidade são a primeira providência para não deixar pensamentos ruins te abalarem.
Quanto aos riscos, sim, eles existem e ninguém está livre de se frustrar por uma escolha! E caso aconteça, fique com a consciência tranquila de que você deu o seu melhor por aquilo que acreditou.
E saiba que novos rumos podem ser tomados a qualquer momento, de acordo com o que te fizer mais feliz.
Faça exercícios físicos
Você não deve exercitar apenas o cérebro, mas o corpo também! Fazendo exercícios físicos, você compensa o esforço mental e descarrega a tensão, o que permite ao cérebro a funcionar melhor.
Além disso, manter o seu corpo ativo ajuda no sono – logo, você repousa com mais facilidade e acorda mais disposto e com maior capacidade de concentração no dia seguinte.
Escolha uma atividade que você gosta e vá suar um pouco!
Bom desempenho = descanso e boa alimentação
Nunca é demais lembrar: bom sono e alimentação balanceada vão ajudar seu corpo a lidar melhor com a estressante situação de prova. Isso é um fato!
Cuidado com o uso de estimulantes químicos, psicotrópicos, psicoestimulantes. O preço pode ser alto demais, pois os efeitos colaterais podem atrapalhar e muito ao invés de ajudar. Só o faça em casos de extrema necessidade e com acompanhamento médico.
Portanto, descanse bem e não exagere: se os excessos são prejudiciais durante seu processo de preparação, na reta final o cuidado tem que ser ainda maior.
A falta de sono dificulta a concentração e o foco em assuntos complexos por um longo período de tempo. Tente dormir, pelo menos, sete horas por dia.
Se possível, oito horas, que é o ideal. Mas isso varia de acordo com cada pessoa.
Chegou o dia
Finalmente chegou o dia para o qual você se preparou tanto! Nervosismo e ansiedade são normais, mas não deixe que eles te desestabilizem.
Com alguns cuidados, dá pra manter o equilíbrio e a tranquilidade para fazer uma boa prova! Veja essas dicas extras:
- Mais uma vez, dormir bem é fundamental;
- Alimente-se bem e tente não sair muito dos seus hábitos alimentares – seu organismo pode estranhar algum tipo de comida muito diferente. Opte por alimentos de fácil digestão, pra não correr o risco de causar nenhum desconforto. Não se esqueça de levar água para hidratar e pequenos lanches (como barrinhas de cereal, castanhas e frutas desidratadas) – eles ajudam a dar energia;
- Não se esqueça de conferir seus comprovantes de inscrição do concurso, documentos e caneta ou material de acordo com o edital;
- Se possível, vá antes ao seu local de prova para conhecer o trajeto e saber quanto tempo vai gastar no seu deslocamento. Afinal, você não vai querer correr o risco de ficar ansioso por conta de atrasos, não é verdade?
- Use roupas e calçados confortáveis;
- Se sentir que está ficando tenso (os ombros são os que mais sofrem com a tensão), alongue-se ou aproveite para ir ao banheiro e esticar as pernas. Um corpo cansado, sem reserva de energia ou com dor de cabeça pode comprometer seriamente seu desempenho na prova;
- Não se preocupe com o tempo dos outros candidatos. Finalizar uma prova em pouco tempo não necessariamente quer dizer bom desempenho. Relaxe e tenha seu tempo – sem esquecer de gerenciá-lo de acordo com o assunto que você demande mais ou menos tempo.
Gostou das dicas? Você tem algum segredo infalível que te ajuda a manter o foco nos estudos? Compartilhe com a gente.
Seu sonho 😍 é entrar na PRF 🚓📚🚨???
Acesse agora mesmo o nosso Método de Estudos Exclusivo!!
Disponível em formato de Livro Digital PDF e aprenda como passar de primeira no concurso da PRF.
📘 Livro Digital em PDF Exclusivo!
Domine o Concurso da PRF com nosso ebook exclusivo revelando 10 dicas cruciais para o seu sucesso no exame da PRF. Esta é A SUA chance de ter total controle da sua rotina de estudos e garantir chances reais de passar no Concurso da PRF na primeira tentativa.
🎓 O Que Você Vai APRENDER!
- Analise o Edital do Exame
- Garanta Revisões Constantes
- Crie Resumos e Mapas Mentais
- Mantenha-se Motivado e Persistente
- Gerencie o Estresse Pré-Exame
📖 Quem Deveria Ler Este Material?
Iniciantes: Comece sua preparação do zero!
Candidatos Experientes: Aprimore seus resultados!
🌟 Veja o Que Nossos Incríveis Leitores Dizem Sobre o Ebook!
🚀 BAIXE AGORA E RECEBA ESSES BÔNUS!
- Edital Verticalizado do Concurso da PRF
- Dominando o Teste de Aptidão Física
- Acesso Exclusivo ao Grupo de Estudos
- Aproveite o controle da sua rotina de estudos e passe no Concurso da PRF!
📚 Por Que Escolher o Nosso Método de Estudo?
- Fácil de Entender
- Conteúdo 100% Digital
- Estratégias Fundamentadas
- Conteúdo Prático
Esta é A SUA oportunidade de conquistar sua aprovação na PRF usando uma poderosa estratégia de controle de estudos.
🌟 SOMENTE HOJE: R$17,00 Isso mesmo, APENAS 3 x R$6,01 (Sem pegadinhas ou letras miúdas)