Chegar em casa cansado e ainda ter milhões de matérias para estudar é algo que faz parte da rotina da maioria dos concurseiros!
Estudar à noite sem cair no sono pode ser um desafio, ainda mais se esse for o único horário disponível para você realizar os seus estudos. Mas é justamente para te ajudar a encará-lo que estamos aqui!
Se você já tem algumas boas táticas para estudar à noite, com certeza temos algumas surpresas para os seus estudos renderem ainda mais!
Se está pensando em começar a adotar esse hábito, nosso post de hoje também foi feito pra você. Preparado para descobrir como? Acompanhe!
Prepare o seu material de estudo com antecedência
Preparar tudo o que você precisa logo antes de estudar vai roubar um tempo valioso na hora de começar.
Para agilizar esse processo, prepare com antecedência o que você pretende estudar naquela noite — uma boa dica é preparar no domingo tudo o que você estudará ao longo da semana.
Assim, ao chegar em casa ou começar os seus estudos a noite, o material já estará separado e organizado, pronto para a ação!
Organize suas marcações e faça resumos dinâmicos
Ter um bom rendimento nos estudos é muito importante e, para isso, você precisa ser direto!
Na hora de estudar, faça resumos dinâmicos da matéria, utilizando apenas o que realmente importa.
Assim, você não perde tempo com conteúdo que não é tão importante e faz com que seu tempo de estudo renda muito mais.
Além disso, organize suas marcações com canetas de cores diferentes, adesivos e marcadores. Tudo isso vai facilitar a sua vida na hora de revisar a matéria no dia seguinte ou procurar por algum conteúdo específico.
Crie um planejamento de estudos
O quê você vai estudar e quando? Planejar o conteúdo a ser estudado é uma maneira de manter a organização e o rendimento na hora de abrir os livros e colocar a mão na massa.
Crie um planejamento de acordo com os horários que você tem disponíveis, considerando boas horas de sono e organizando o material de acordo com cada dia de estudo — se lembra da dica de separar os materiais aos domingos?
Não passe das onze da noite!
Não adianta nada você estudar cansado demais, pois o estudo não vai render e o seu esforço será em vão.
O ideal é parar de estudar entre 22 e 23 horas pois, depois desse horário, o seu corpo tende a iniciar o processo de sono, o que quer dizer que você vai estudar meio sonolentos se estudar madrugada a dentro.
Então, largue essa caneca de café e já para a cama!
Faça pausas regulares de 10 a 15 minutos
Estudar direto, sem parar, não é bom para a saúde e nem para você passar em um concurso.
De tempos em tempos, é preciso dar uma pausa para o cérebro descansar, assim, é possível manter a concentração e o foco na hora dos estudos.
Pausas de 10 ou 15 minutos são o ideal e, se possível, tire até um cochilo durante esse intervalo.
Aproveite para se levantar, se alongar e esticar as pernas, o que também ajuda a manter o pique.
Crie blocos de 50 minutos de estudo
Depois de um tempo, a sua atenção já não é mais a mesma e o seu estudo não rende tão bem.
Tente criar blocos de estudo que durem, no máximo, 50 minutos e sejam seguidos de uma pausa. Quanto mais cedo você começar, mais blocos poderá fazer.
Mas não se esqueça de não passar das 23 horas e sempre descansar entre os blocos de estudo.
Mantenha o ambiente bem iluminado
Manter as luzes acesas e o ambiente iluminado é bom para que você continue em alerta.
A claridade indica para o cérebro que ainda não é hora de dormir e o mantém ativo e desperto.
Luminárias de mesa são uma boa alternativa para isso, assim como lâmpadas claras.
Quando escolher o seu período de estudo, mantenha a rotina!
Estudar todos os dias no mesmo horário pode ser difícil, mas depois de escolher esse período, mantenha a rotina!
A constância do período de estudos é boa para o corpo, pois ele se acostuma com o horário e já se prepara para ter o melhor rendimento para essa tarefa.
Se você variar os horários e não mostrar para o seu relógio biológico que ele precisa estar desperto nesse período de tempo, será difícil se acostumar.
Não use estimulantes
A tentação de usar remédios estimulantes é muito grande, mas não caia nessa!
Esse tipo de medicação é prejudicial para o seu corpo, além de inibir o sono natural, fazendo com que você se sinta ainda mais cansado no dia seguinte.
Isso significa que, por mais que você tenha o conteúdo na ponta da língua, o cansaço vai te impedir de pensar com clareza e o seu rendimento vai ficar bem abaixo do esperado.
Durma pelo menos 6 horas por dia
O sono é uma parte importante do estudo, pois ele garante que o seu corpo estará descansado o suficiente para estudar bem e absorver o conteúdo.
Para muitos concurseiros, se privar do sono é uma opção comum. Virar noites estudando é, na verdade, uma péssima ideia!
Além dos malefícios para a saúde, todo o conteúdo que você revisou o estudou naquela noite não ficará gravado com clareza na sua cabeça.
O cansaço desestimula a concentração do cérebro e você não assimila o que foi estudado como deveria. Basicamente, seus estudos vão por água a baixo…
Dormir menos de 6 horas por dia também é prejudicial para a sua saúde, podendo causar problemas graves e prejudicando o seu rendimento nos estudos.
É durante o sono profundo que as informações adquiridas ao longo do dia são armazenadas na “memória de longo prazo”, então é melhor não negligenciar o seu sono.
Se for ingerir cafeína, faça isso no começo dos estudos
Como já falamos, as substâncias estimulantes desregulam o organismo e impedem o sono natural.
A cafeína é um dos principais estimulantes ingeridos pelos concurseiros, muito consumida no café e em bebidas energéticas.
Se for ingerir substâncias que possuem cafeína, faça isso no começo dos estudos, assim, o seu corpo terá tempo o suficiente para processar as substâncias e o seu sono não será influenciado.
E lembre-se: nada de estimulantes artificiais! Não force o seu corpo mais que o necessário.
Tente não forçar o sono
Se estiver com dificuldades para dormir, não tente forçar o sono rolando na cama de um lado para o outro.
O sono natural é o que mais descansa e é importante para que os seus estudos gerem bons resultados.
Caso tenha dificuldades, tente fazer uma leitura leve ou escutar alguma música calma em volume bem baixo para induzir o sono. Música clássica funciona muito bem para isso!
Insira exercícios físicos na sua rotina
Atividades físicas ajudam a regular o seu organismo e garantir o bom funcionamento do seu corpo. Além disso, é um excelente estimulante para o sono, já que o corpo precisa descansar para se recuperar das atividades físicas executadas.
Tente realizá-las pelo menos duas vezes por semana, de forma regular e com o acompanhamento de um profissional.
Use bem os finais de semana
Para os concurseiros, finais de semana são muito valiosos. Durante o sábado e domingo, você pode aumentar a carga horária de estudos e revisar ou passar por mais conteúdos.
Esse é mais um motivo para você não forçar durante a semana!
Na hora de planejar a sua rotina de estudos, separe materiais e matérias mais extensas para os finais de semana, e deixe para as noites da semana matérias que você pode estudar do começo ao fim (ou pelo menos grande parte dela).
Comece aos poucos
Começar a todo vapor, estudando várias horas durante a noite não é uma boa ideia! O seu corpo ainda não está acostumado com esse horário de estudo e vai resistir a ele. Comece com poucas horas de estudo e vá aumentando aos poucos.
Assim, você dá a oportunidade para o seu corpo se acostumar com essa rotina e você também se acostuma com o volume de estudos.
Aos poucos, aumente as horas e estude por mais tempo, sempre criando blocos de no máximo 50 minutos e fazendo pausas entre esses blocos. Com o tempo, o seu corpo vai acostumar com esse horário e os seus estudos vão render muito mais!
Estudar de noite pode ser um desafio para muitos concurseiros. O impulso de estudar madrugada a dentro, por noites a fio, é bem grande, mas isso não garante nenhum resultado. Na verdade, mais atrapalha do que ajuda!
Descansar é importante para o corpo e também para assimilar e memorizar as informações e o conteúdo que você estudou nesse dia.
Planeje os seus estudos, organize as matérias e procure descansar bem, tanto na hora de dormir, quanto durante os períodos de estudo. Se alimente bem, faça exercícios e boa sorte!
E você, costuma estudar à noite? Tem dificuldades nessa tarefa? Use o espaço para comentários para deixar suas dúvidas, sugestões e experiências. Queremos saber a sua opinião!
Seu sonho 😍 é entrar na PRF 🚓📚🚨???
Acesse agora mesmo o nosso Método de Estudos Exclusivo!!
Disponível em formato de Livro Digital PDF e aprenda como passar de primeira no concurso da PRF.
📘 Livro Digital em PDF Exclusivo!
Domine o Concurso da PRF com nosso ebook exclusivo revelando 10 dicas cruciais para o seu sucesso no exame da PRF. Esta é A SUA chance de ter total controle da sua rotina de estudos e garantir chances reais de passar no Concurso da PRF na primeira tentativa.
🎓 O Que Você Vai APRENDER!
- Analise o Edital do Exame
- Garanta Revisões Constantes
- Crie Resumos e Mapas Mentais
- Mantenha-se Motivado e Persistente
- Gerencie o Estresse Pré-Exame
📖 Quem Deveria Ler Este Material?
Iniciantes: Comece sua preparação do zero!
Candidatos Experientes: Aprimore seus resultados!
🌟 Veja o Que Nossos Incríveis Leitores Dizem Sobre o Ebook!
🚀 BAIXE AGORA E RECEBA ESSES BÔNUS!
- Edital Verticalizado do Concurso da PRF
- Dominando o Teste de Aptidão Física
- Acesso Exclusivo ao Grupo de Estudos
- Aproveite o controle da sua rotina de estudos e passe no Concurso da PRF!
📚 Por Que Escolher o Nosso Método de Estudo?
- Fácil de Entender
- Conteúdo 100% Digital
- Estratégias Fundamentadas
- Conteúdo Prático
Esta é A SUA oportunidade de conquistar sua aprovação na PRF usando uma poderosa estratégia de controle de estudos.
🌟 SOMENTE HOJE: R$17,00 Isso mesmo, APENAS 3 x R$6,01 (Sem pegadinhas ou letras miúdas)