O lado bom da Derrota

Oi pessoal! Hoje quero falar sobre um assunto um pouco controverso: O lado bom da derrota! 

O objetivo é confrontar a cultura em que vivemos, onde a única coisa que importa é ser um vitorioso, ou ao menos parecer um… 

Seja um simples erro que você tenha cometido ou até mesmo uma reprovação em um Concurso que você sonhava ingressar, o fato é que, a derrota tem em si o seu valor.

Continue lendo esse artigo até o final e entenda o lado bom de aprender com seus erros

O outro lado da derrota…

Eu estava encerrando minhas atividades do dia, tomando um delicioso chá, enquanto dava uma relaxada com o intuito de de ir dormir fazendo a minha leitura diária.

A minha rotina acaba cedo, geralmente às 22h ou 22:30h já estou me recolhendo. 

Não que minha rotina de trabalho esteja terminado neste horário, mas minhas atividades como um todo. 

Enquanto eu estava fazendo minha leitura, acabei me deparando com um tema interessante e resolvi falar um pouco com vocês sobre esse assunto: O lado bom da derrota.

É um assunto que, como citei no trecho acima, é sobre aprender com os erros, quando os resultados não acontecem da forma como a gente se planejou para que acontecessem. 

Toda ação que fazemos, onde se tem o objetivo para atingir, existem duas possibilidades para um determinado resultado: ou acontece o resultado que a gente quer ou não. 

Quando não acontecem da forma que planejamos temos o viés negativo, neste resultado podemos chamar de derrota.

Todas as vezes em que o resultado está de acordo com o que a gente traçou, como meta para atingir, chamamos de sucesso, sucesso nessa empreitada. 

Quando tudo dá certo, poxa legal, tudo são flores e alto astral. 

Nos momentos em que tudo está bem a gente surfa nessa onda de sucesso, de estar tudo dando certo, é maravilhoso, é muito fácil ser positivo, é muito fácil ser motivado quando as coisas dão certo.

Sempre que as coisas não acontecem da forma que a gente quer, quando tudo parece estar desabando, tudo o que você coloca a mão dá errado e é aí que você precisa ser capaz de conquistar o seu valor, de se reinventar. 

Em momentos como esse, é hora de reflexão. 

Meritocracia: Lado bom da derrota existe?

Existe Mérito na derrota?

Quer saber qual o lado bom da derrota? E o que podemos extrair de bom dela? 

A derrota te ensina.

A derrota te faz refletir, te faz meditar. 

Uma derrota faz você se tornar mais forte, justamente porque você precisa se reinventar, você precisa aprender uma nova forma de atingir aquele resultado. 

Não sua vida você precisar passar por algumas derrotas para entender melhor como as coisas verdadeiramente funcionam. Não que ela seja sempre necessária. 

LEIA TAMBÉM  Dicas para estudar à noite sem cair no sono

Mas em alguns momentos ela faz bem, mesmo que você não veja nada de novo com isso quando elas acontecem.

Você precisa saber perder e ser persistente.

Entenda que falhar em determinadas situações pode ser bom para você.

Você precisa agregar todas essas características a sua personalidade, para ser mais forte e ser capaz de se levantar e retomar o rumo de crescimento, retomar o caminho da vitória. 

A constância nos estudos 

O lado bom da derrota

Quando a gente vence, tudo é mais fácil. Nós somos humildes porque vencemos, isso é tudo de bom. 

Mas uma vitória hoje, ainda mais se for fácil, ela não te prepara necessariamente para as próximas batalhas da vida. Certamente, para sua surpresa, você terá várias, independente da sua idade.

Os erros de hoje nos preparam para acertar amanhã.

É como um atleta de alta performance olímpico quando perde e só tem outra chance de ganhar daqui a 4 anos. 

A gente tem uma vantagem um pouco maior do que os atletas, pois tem sempre um concurso ou outro aberto. 

“ Ah! mais o concurso da PRF demora!! “ 

Mas quando estudamos para a PRF, podemos fazer o Concurso da PF, do DEPEN, até mesmo o Concurso da Polícia Civil do DF, entre outros.

Aqui nós temos um leque maior e não temos que esperar necessariamente 4 anos para a próxima oportunidade.

Geralmente o concurso da PRF tem uma quantidade generosa de vagas, tivemos no último concurso uma turma de 1000 pessoas e estamos com uma turma de 600 pessoas se formando enquanto escrevo esse artigo.

Foi um concurso onde praticamente todos os aprovados foram convocados. 

Foram muitas vagas e estamos com uma perspectiva de 2700 vagas para o Concurso da PRF de 2021, então o nosso cenário é mais favorável, se assim podemos falar. 

Por isso a sua disciplina precisa ser constante e uma coisa que eu quero falar pra você é que você não precisa esperar chegar até a prova para sofrer pequenas derrotas e aprender com os seus erros. 

A estratégia certa para usar o lado bom da derrota

Existe uma estratégia de estudo onde você pode errar a vontade, se assim podemos dizer. 

Você pode arriscar um pouco mais, se testar, saber onde estão os seus pontos falhos, saber onde pode onde você pode melhorar na sua rotina de estudos e assim aumentar a sua performance.

Ela funciona como um treinamento de campo de batalha. Você erra e usa os benefícios do lado bom da derrota sem precisar se arriscar.

Quando chegar na hora da prova em si, você vai estar muito melhor e mais bem preparado do que se você não usasse essa estratégia. 

LEIA TAMBÉM  Como Superar Os Problemas Pessoais Durante a Preparação

É uma estratégia que eu gosto de chamar de “Ciclo do Extraordinário“. 

Hoje falo dessa estratégia de uma outra ótica, uma ótica de quando acontecem resultados indesejados para você ver a importância desse método de estudo. 

Eu falo dessa estratégia aqui como forma de você complementar a sua preparação. 

É o estágio que acontece após o estudo bruto, que é quando você finaliza o estudo em si das matérias:

  • leitura, resumo e revisões.

Ou seja, toda aquela sequência de estudos que a gente conhece. 

O ciclo do extraordinário é pra você se testar, é pra você melhorar seus estudos, é pra você se reinventar em momentos em que você não precisa esperar o dia da prova para testar os seus conhecimentos e o seu nível de preparação.

Leia esse artigo e veja como você pode aprofundar os seus conhecimentos no Ciclo do Extraordinário.

E como você pode melhorar? 

Com os seus erros, justamente com os seus erros, porque o ciclo do extraordinário é uma estratégia baseado em erros, onde você erra e evoluí. 

Mas como assim Pablo? 

Muito simples, você vai se dar ao luxo de se arriscar um pouco mais. 

Resolvendo muitos exercícios, muitos simulados e aí nessas baterias de exercícios e simulados, você vai errar questões, vai fazer marcações erradas nas repostas e vai perder pontos preciosos.

É bom que isso aconteça durante a resolução de simulados e exercícios que você faz no ciclo do extraordinário. 

É uma oportunidade que você tem de melhorar, é justamente quando você falha, quando tem esses erros e detecta os pontos de falhas na sua preparação e vai melhorando. 

Situações de falhas e perdas na resolução de questões e as soluções 

Existem 3 situações onde ocorrem erros que podem levar a falha e consequentemente a perda de questões na sua preparação. São elas: 

1a situação:

Ocorre quando simplesmente você não sabe aquele assunto, passou em branco pra você, ou seja, durante o seu planejamento de estudo, você deixou passar despercebido e vive errando questões sobre aquele assunto. 

Como solucionar isso? 

Estudando aquele assunto no seu material de estudo. Legal, muito fácil de resolver. 

A partir daí você não erra mais aquele assunto, então você evoluiu, porque aparou algumas arestas de pontos falhos na sua preparação. 

2a situação:

Ocorre quando você estuda com um material desatualizado ou material com erros. 

Isso reflete a qualidade do material de estudo que você adquire e você erra questões com a convicção de que você sabe aquele assunto, que você estudou e memorizou tudo corretamente. 

Só que você memorizou um assunto que foi exposto de maneira errada naquele material desatualizado ou de má qualidade, cheio de erros e aí você perde questões e errar questões com gabarito oficial. 

LEIA TAMBÉM  Atenção: Segredo dos Campeões Revelado!

Quando vai conferir o seu material percebe que está te ensinando todo o conteúdo de forma errônea. 

Qual a solução? 

A solução também é um pouco mais simples, só que vai ter custos, ou seja, vai precisar adquirir um bom material de estudos. 

3a situação:

E última situação que pode levar a perda de questão é quando você estuda por um material inadequado, não por qualidade, mas no sentido de não estar voltado para o concurso em questão, no nosso caso PRF. 

Mas como isso acontece? 

Existe um nível de aprofundamento do material, por exemplo, se você estuda por um material que seja muito básico, muito raso, não vai te dar um nível de entendimento suficiente para fazer uma questão de prova com qualidade. 

Você vai acabar errando questões de prova porque o seu material não atende a demanda da prova. 

Qual a solução? 

A solução para isso também é adquirir um novo material voltado prioritariamente para o seu concurso. 

A outra forma que isso pode acontecer também é estudar por um material aprofundado demais, isso acontece muito com as matérias de direito, ou seja, matérias da área jurídica, quando tem as correntes e doutrinas. 

E o que acontece? 

Você pode estudar por uma corrente ou doutrina contrária ao senso comum ou majoritário em determinados assuntos propostos pelo edital. 

Você erra porque sabe demais ou que montou uma linha de raciocínio contrária e por fim acaba perdendo muitas questões por este motivo. 

Então o ideal é que o teu material não seja aprofundado de menos e nem aprofundado de mais, que seja no nível que a sua prova exige. 

Então dê preferência a bons materiais de estudo, a cursos, treinamentos e apostilas que sejam voltados exclusivamente para o concurso da PRF, da área policial, ou de provas policiais como um todo.

São muitas informações, eu sei.

Mas eu espero que seja proveitoso para você e que você entenda que uma derrota, em si, não representa, necessariamente, uma falha definitiva.

Um resultado indesejado pode ser bom para você se você usá-lo para entender o lado bom da derrota para evoluir e se tornar melhor.

Se você não consegue evoluir se não se testar dentro de campo.  A sensação de ganhar mais consistência a cada dia só é possível se for capaz de monitorar os seus resultados e usar essas informações para sua própria evolução.

Todos os aprovados no Concurso da PRF já passaram por isso. Usando os seus erros de maneira a se tornar um candidato mais bem preparado.

Seu sonho 😍 é entrar na PRF🚓 então baixe o meu COMO EXCLUSIVO DE INÍCIO RÁPIDO, e comece a estudar da maneira correta para ser aprovado no Concurso da PRF.

  • Cronograma de Estudos: Aprenda a Montar Na Prática
  • Análise do Último Edital: Detalhes do Último Concurso da PRF
  • Edital Verticalizado: Todos Os Assuntos Organizados Em Uma Planilha
  • Kit de Planejamento dos Estudos: Organize A Sua Rotina
  • Grupo VIP no Telegram!

Basta clicar na imagem abaixo.

E aí, gostou desse artigo?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais.

Até a próxima