Língua Portuguesa Para o Concurso PRF

Querido Leitor,

Pablo por aqui!

O maior problema do mundo hoje é que as pessoas mais inteligentes estão cheias de dúvidas.

Isso tem uma razão de ser, o excesso de informações.

Você já parou para pensar no bombardeio de informações que recebemos todos os dias pelo nosso telefone celular. Temos estudos que revelam que uma pessoa que tem o uso comum do celular recebe em média 150 notificações por dia.

Porém, o uso normal está bem além disso, afinal, se nós não tomarmos cuidado, ficamos o tempo inteiro observando o nosso querido aparelho.

Com isso, perdemos a capacidade de realizar as tarefas mais básicas, que exigem o mínimo de concentração.

Como exemplo disso, uma das maiores dúvidas que recebo é justamente Como Estudar Língua Portuguesa Para o Concurso da PRF.

No artigo anterior, nós falamos sobre Qual O Melhor Curso Superior Para Ingressar Na PRF, se você perdeu por algum motivo, volte e leia assim que encerrar por aqui.

Ora, querido leitor, Língua Portuguesa é a matéria mais importante para qualquer prova de concurso, e eu vou te mostrar porquê.

Todos os Concursos cobram Língua Portuguesa.

O mais intrigante é que estudar língua portuguesa para o concurso PRF, aliás, para todos os concursos não deveria ser um problema por si só.

Afinal é nossa língua nativa, e nós praticamos o português todos os dias.

Além disso, não se esqueça da baixar o meu livro digital, que mostra como eu passei de primeira no concurso da PRF.

Clique AQUI para baixar o livro digital em PDF.

Agora, vamos entrar mais especificamente no conteúdo de Hoje

Como Estudar Língua Portuguesa Para o Concurso PRF

Quando resolvi escrever esse artigo, a ideia foi criar um passo a passo estratégico com a proposta de levar até você dicas importantes para o estudo da Língua Portuguesa para o Concurso da PRF.

Essas dicas vão te ajudar a aprender a matéria com mais facilidade, para que você consiga resolver as questões mais rápido e com maior índice de acertos, que é o mais importante.

Afinal, quanto mais questões você acertar, maiores são as suas chances de passar no Concurso da PRF.

Sem contar que esse artigo é um Guia de Revisão de Língua Portuguesa, o que faz com que você aprenda a matéria muito mais rápido.

LEIA TAMBÉM  História da PRF: Saiba Tudo e Turbine a Sua Preparação para o Concurso

Raio-X Português CESPE/CEBRASPE

Como Estudar Língua Portuguesa Para o Concurso PRF

Tradicionalmente, a banca organizadora do concurso da PRF tende a ser o Cebraspe (antigo CESPE), então as dicas de hoje terão foco nas questões da banca,

Estatisticamente falando, os assuntos que a CESPE/CEBRASPE cobra em seus editais e que você deve dar maior atenção são os seguintes:

  • Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
  • Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
  • Domínio da ortografia oficial.
  • Domínio dos mecanismos de coesão textual.
  • Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
  • Emprego de tempos e modos verbais.
  • Domínio da estrutura morfossintática do período.
  • Emprego das classes de palavras.
  • Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
  • Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
  • Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal.
  • Regência verbal e nominal.
  • Emprego do sinal indicativo de crase.
  • Colocação dos pronomes átonos.
  • Reescrita de frases e parágrafos do texto.
  • Significação das palavras.
  • Substituição de palavras ou de trechos de texto.
  • Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.

Entenda que, mesmo que esses assuntos não sejam cobrados diretamente na prova, você deve dominá-los para ter maior entendimento das questões de prova e interpretação de textos, além de ser capaz também de fazer uma boa prova.

Estudo estatístico do Conteúdo De Língua Portuguesa Para o Concurso PRF

Um estudo foi realizado pela equipe do Estratégia Concursos, analisando uma série de provas aplicadas em cargos de nível superior de concursos organizados pelo CESPE/CEBRASPE, em 2017, verificando 308 questões.

Veja o percentual de incidência de cada assunto:

Assunto % de Incidência 
Interpretação de Textos e Tipologia Textual 38,3% 
Semântica 22,1% 
Classes de Palavras 13,3% 
Pontuação 6,8% 
Coesão e Coerência Textual 5,8% 
Termos da Oração 4,2% 
Processos de Coordenação e de Subordinação 1,6% 
Regência (Verbal e Nominal) e Crase 1,6% 
Concordância (Verbal e Nominal) e Vozes Verbais 1,6% 
Ortografia e Acentuação Gráfica 0,3% 
Redação Oficial 0,0% 

Observe que três assuntos se destacam entre os mais cobrados:

  • Interpretação de Textos e Tipologia Textual (38,3%)
  • Semântica (22,1%)
  • Classes de Palavras (13,3%)

Portanto, esses assuntos tem uma importância brutal para a sua prova pois, juntos, eles representaram 74% das questões de Português do CESPE, para cargos de nível superior.

Esse estudo serve para você entender, definitivamente a importância de saber analisar as questões de prova e verificar quais os itens com mais chances de serem cobrados.

LEIA TAMBÉM  Edital Verticalizado PRF 2021

Interpretação de Textos e Tipologia Textual: Dê prioridade as questões de compreensão e interpretação de textos.

Semântica: Dê prioridade a Significação de Palavras ou Expressões ou Equivalência de Estruturas. O CESPE/CEBRASPE costuma perguntar o significado de determinada expressão em destaque no texto, além de questionar a reescrita de determinado trecho do texto mantém o sentido original e a correção gramatical.

Morfologia: Dê prioridade ao estudo das questões que envolvem Pronomes, principalmente as que perguntam a qual termo da oração determinado pronome remete. Além de Conjunções e Verbos.

Interpretação de Textos nas Provas do CESPE/CEBRASPE

Se você já estuda a algum tempo para Concurso da PRF, ou seja, já fez alguma questão de prova elaborada pelo CESPE, provavelmente o que eu vou falar agora já aconteceu com você.

Você leu a questão e não conseguir entender nada. Ou pior, entendeu errado e acabou fazendo a marcação errada da resposta, o que te custou 2 pontos na verdade, se a prova era do estilo CERTO ou ERRADO.

Se você não conhece esse estilo de prova, não se preocupe, basta continuar lendo esse artigo, que no próximo artigo nós você aprender sobre isso.

Mas, por enquanto, eu quero te ajudar a ter uma alta capacidade de interpretação das questões de prova elaboradas pelo CESPE/CEBRASPE.

Então, quando você for resolver alguma questão, ou fazer a leitura de um texto que você deve interpretar para resolver alguma questão, faça pelo menos duas leituras desse texto.

Pois, geralmente, temos alguma pegadinha para derrubar os candidatos mais apavorados, que querem resolver tudo muito rápido e acabam errando a maioria das questões.

Essa leitura com mais atenção vai te ajudar a entender qual a ideia central do texto, além de mostrar como o autor aborda o tema e quais são os argumentos em que ele fundamenta a sua posição.

Atente para o título do texto, pois ele vai te dar a ideia principal do texto para te ajudar a montar a sua própria linha de raciocínio para resolver as questões relacionadas àquele texto.

Nos textos, nós temos, geralmente, as ideias que são apresentadas de forma mais aberta, escritas diretamente no texto e as ideias que exigem um certo nível de abstração e capacidade interpretativa do candidato.

LEIA TAMBÉM  Qual o Melhor Curso de Tecnólogo Para a PRF

Por isso é importante ler com bastante atenção e sem pressa.

Fazer marcações sobre as partes mais importantes e que estão explícitas (escritas abertamente) no texto também ajuda a confirmar a sua resposta.

Geralmente, mesmo que tenhamos textos longo, o CESPE/CEBRASPE não costuma esconder as ideias que confirmam a interpretação do texto.

Dicas Para Questõs Do Tipo “Certo” Ou “Errado” do CESPE/CEBRASPE

O CESPE/CEBRASPE tem uma forma quase poética de elaborar as suas questões.

Podemos dizer que ela não gosta de “meias verdades”.

Isso pode ser visto com facilidade nas questões de Certo/Errado. E é até uma conclusão lógica, uma vez que, mesmo que uma questão esteja “quase certa”, para fins de Gabarito, ela é considerada errada.

Portanto, durante a resolução de uma questão dessa modalidade, se você entender que seu conteúdo está confuso quanto a estar 100% correta, ou seja, “meio certa” ou “meio errada”, a tendência é que ela esteja errada.

Por isso é importante que você treine, resolvendo muitas questões de prova.

Pois essa prática te dará uma percepção correta deste tipo de questão.

O CESPE/CEBRASPE gosta de brincar com a mente do candidato, inserindo questões aparentemente corretas.

Nesses casos, geralmente o detalhe está nas entrelinhas ou em apenas uma palavra.

Preste muita atenção quando surgirem as seguintes palavras em uma questão elaborada pelo CESPE/CEBRASPE:

  • Sempre
  • Nunca
  • Exclusivamente
  • Todos (e suas variantes)
  • Não obstante

Essas expressões que tem um sentido de exclusividade ou exigem que você tenha muita atenção na hora de assinalar uma resposta.

É importante ressalta que as provas do CESPE/CEBRASPE exigem não somente memorizar os assuntos, mas também uma boa capacidade interpretativa e conhecimento interdisciplinar.

Conclusão

Muito bem, estamos chegando ao final de mais um artigo preparado especialmente para você.

Hoje, você aprendeu como estudar língua portuguesa para o Concurso PRF.

A principal lição de hoje é que você deve conhecer a fundo a banca que vai organizar o concurso. Que, enquanto escrevo esse artigo, tende a ser a CESPE/CEBRASPE.

Não se esqueça, um dos assuntos mais valorizados pela banca é a capacidade do candidato em analisar e interpretar textos corretamente.

Porém, apesar de parecer simples, para dominar a arte da interpretação de textos, você precisa conhecer bem a norma culta da língua.

Além disso, é importante que você aprenda também sobre coesão textual, tipologia textual e significação das palavras.

Agora que você já sabe tudo (ou quase) sobre língua portuguesa para o concurso prf, é importante que você siga as orientações que eu vou te passar agora.

Seu sonho 😍 é entrar na PRF🚓 então baixe o meu COMO EXCLUSIVO DE INÍCIO RÁPIDO, e comece a estudar da maneira correta para ser aprovado no Concurso da PRF.

  • Cronograma de Estudos: Aprenda a Montar Na Prática
  • Análise do Último Edital: Detalhes do Último Concurso da PRF
  • Edital Verticalizado: Todos Os Assuntos Organizados Em Uma Planilha
  • Kit de Planejamento dos Estudos: Organize A Sua Rotina
  • Grupo VIP no Telegram!

Basta clicar na imagem abaixo.

E aí, gostou desse artigo?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais.

Até a próxima